quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Que É o Batismo Com o Espírito Santo?


Caro leitor, é com temor e grande tremor que me aproximo desse assunto, reconhecendo de antemão a sua complexidade, mas ao mesmo tempo me aproximo com certo grau de ousadia, reconhecendo que não há trevas que não sejam dissipadas pela luz radiante da voz das Escrituras."Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas". (I Jo.1:5b)."Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para meu caminho". (Sl.119:105).O que se segue resulta de orações e noites em claro, das quais hoje me alegro com gozo inefável, pois a minha ignorância deu lugar à luz da simplicidade da verdade Bíblica, e oro por ti para que esta luz também brilhe no teu coração.O que é o batismo com o Espírito Santo?Há de se entender que o batismo sempre significa imergir, e sempre há o elemento e a autoridade correta a ministrá-lo.Nesse tipo de batismo, somente Cristo é o ministrante, e o Espírito Santo é o elemento; Como João o Batista testifica: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo". (Mt.3:11).Note que João o Batista menciona três tipos de batismos distintos: "com água", "com o Espírito Santo", "e com fogo". E em todos os casos são sempre externos, ainda que seus efeitos atinjam a alma.O batismo "com água", é o testemunho externo da lavagem ou regeneração que já foi feita no interior do coração ou na alma.O batismo "com o Espírito Santo", é o testemunho externo do propósito que sempre esteve escondido no coração de Deus, a saber, o Seu propósito de dispensar Sua graça, em Cristo, sobre todas as nações da terra, para de todos fazer um, destruindo a parede de separação que estava no meio, ajuntando-os em um corpo, isto é, em Sua amada igreja.O batismo "com fogo", é o testemunho da santa e interna ira de Deus sobre o pecado e toda impiedade, que será infinitamente manifesta no fogo do inferno, e lá as pessoas estarão totalmente imersas nas chamas eternas, como diz João o Batista no contexto do nosso texto: "E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.Vs.10". "Ele vos batizará com fogo. Vs.11". "Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Vs.12".Meu amigo, até aqui eu tenho exposto algumas idéias preliminares sobre batismo, mas continue a pensar junto comigo, não desista, procura assimilar o que direi, e no fim da minha exposição do tema, julgue (aceite ou descarte), o que tenho proposto. E a esse ponto, digo que, o batismo com o Espírito Santo, fora um acontecimento extraordinário, histórico e crível, nos dias da igreja primitiva, para autenticar a nova dispensação da graça de Deus, em Cristo, em comprimento da profecia de Joel."E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito". (Joel 2:28-29).Como o leitor deve saber, os judeus tinham uma visão de que Deus nunca receberia para Si os demais povos da terra, e que somente eles seriam para sempre o Seu povo.Mas a promessa profética ou juramente de Deus, apontava para uma nova dispensação de Sua graça, em Cristo, onde a barreira de separação seria destruída e todos os povos seriam aceitos e recebidos em Sua família.Digno de nota neste texto é a expressão: "derramarei o meu Espírito sobre toda a carne", isto é o batismo com o Espírito Santo, e novamente venho lembrar-lhe que o cumprimento dessa promessa foi um acontecimento extraordinário, histórico e incrível, nos dias da igreja primitiva."Toda carne" - refere-se a todos tipos de povos ou nações.Primeiramente os Judeus, os quais foram representados pelos discípulos galileus: E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles... E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?... Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras... isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;... (At.2:1-21) .Segundo, os Samaritanos, representados por alguns convertidos - Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. (At.8:14-17) .Terceiro, os Gentios, representados por Cornélio e sua casa - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor... (At.10:44-48)E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: ...pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia. E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem; E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.(At.11:2-18)E por fim, os discípulos de João o Batista - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. (At.19:1-7).Perceba que, o propósito do batismo com o Espírito Santo, segundo as Escrituras, fora autenticar o princípio de um novo tempo da dispensação da graça de Deus, em Cristo, isto é, o tempo em que Deus dispensaria a Sua graça salvadora a todos os povos, e não somente a Israel.O novo tempo, onde o preconceito devia ser banido, e todo homem que cresse, independente de sua raça, devia ser aceito na família e na igreja de Deus, com igual direito às promessas e bênçãos do Pai.E assim, meu irmão, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os quatro grupos distintos, e sendo confirmado pelos sinais que se seguiram, então a profecia de Joel: ?derramarei o meu Espírito sobre toda a carne?, foi inteiramente cumprida, sem possibilidades de repetições em nossos dias.Deus outrora já mostrou, pelo Seu ato extraordinário, histórico e crível, que, em Cristo, todos, independente da raça, são feitos seus filhos, e participantes de uma fé comum.O quadro era assim: entre os povos, os judeus eram uma raça nobre, os samaritanos uma raça mista e desprezível, os gentios uma raça imunda e contaminosa, mas Deus disse: "Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada".(Rm.9:25). "Eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!" (Os.2:23). Deus disse isso através do derramamento de Seu Espírito sobre toda a carne.Aqueles pequenos grupos de pessoas representavam o todo. Os discípulos galileus representavam toda a nação de Israel; O grupo de samaritanos representava toda Samaria; Cornélio e sua casa nos representavam (gentios); E assim, Deus testificou que seu amor se estende a todas as raças.Mas talvez você diga: Acaso os discípulos de João o Batista não eram também judeus? Então porque estes também foram batizados com o Espírito Santo já que os poucos discípulos representavam o todo ? Ora, a resposta é muito simples: Eles necessitavam passar por aquela experiência, visto que eles nem sequer sabiam da existência do Espírito, e também para que não fosse um grupo religioso isolado dos demais.A profecia visava fazer de todos um único povo para Deus, e obviamente isso não significa misturar as nações, e na verdade isso nem é do agrado de Deus, mas significa que Deus se revelaria intimamente a outros povos, e quaisquer que o recebessem pela fé, esses seriam reconhecidos por Deus como Seu povo.Por aquele memorável acontecimento, Deus veio a ser não somente o Deus de Israel, mas também o Deus de Samaritanos e Gentios, e assim que, nós, que estávamos estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo, em resposta aquela obra magnífica, podemos dizer: "Tu és meu Deus!""Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne". Aleluia! A profecia foi cumprida, não precisamos de um novo pentecostes, pois já sabemos, que somos aceitos diante de Deus.Podemos constatar na Bíblia que nunca mais aconteceu após aquelas quatro ocasiões, pois o propósito de Deus, no Batismo com o Espírito Santo, já se cumpriu.Podemos contar ainda com a história da igreja de Jesus Cristo, pois ela também testifica que, por quase dois mil anos não se repetiu um novo pentecostes, nem mesmo na Grande Reforma Protestante e nem ainda nos grandes avivamentos.Caro leitor, é também conveniente notarmos que, em todas as ocasiões em que pessoas foram batizadas com o Espírito Santo, havia ao menos um dos apóstolos de Cristo presente, e sem eles nunca tal fenômeno ocorreu e nem ocorrerá, e visto que não temos mais apóstolos entre nós, a simples idéia da possibilidade de ter ou receber o batismo com Espírito Santo, se torna ridícula e fora de cogitação.Não se vê na Bíblia sequer uma pessoa dentre aquelas que o experimentaram, dizer: "Eu fui batizada com o Espírito Santo!"; elas não tinham autoridade para serem testemunhas diante de Deus, ou diante das pessoas, e nem ainda para si mesmas; pois somente os apóstolos de Cristo podiam julgar o fato ocorrido, e testemunhar com autoridade, dizendo: "Caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio". (At.11:15).

Nenhum comentário: