quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SÁBADO OU DOMINGO?


O Dia de Domingo - A alegação de que Constantino e o papa é que determinaram a guarda do Domingo é por demais frágil, velha e carrancuda e destituída de verdade para ser crida. Só a aceita quem não conhece a história verdadeira. Constantino apenas oficializou aquilo que já estava sendo praticado por centenas de anos. Se Constantino aderiu ao cristianismo, e não o cristianismo a Constantino, por que razão iria ele tentar mudar o dia de guarda, visto que os pagãos não tinham dia de repouso estabelecido? Ao contrário, ele, como imperador e político, verificando a grande força que a Igreja Cristã havia conquistado, tratou logo de ir se alinhado ao lado do cristianismo. Portanto, gente esclarecida não cai nessa.


Quando a Igreja Cristã nasceu não havia uma série de ordens sobre quanto da lei mosaica deveria ser abandonada. A lei cerimonial foi desaparecendo gradativamente, como se pode ver no livro de Atos. Ficando com a direção o Espírito Santo para guiar a igreja primitiva gradativamente a um consenso sobre quanto da lei do Antigo Testamento havia de permanecer. E assim, a mudança do dia do descanso sobreveio aos poucos à Igreja do Novo Testamento, quase imperceptivelmente. Começou muito cedo. Os discípulos são encontrados por Cristo no "primeiro" dia da semana, por tanto no domingo, uma semana após a sua ressurreição (João 20.26, Atos 20.7 e I Coríntios 16.2). Em Trôade, Paulo se reuniu à congregação "no primeiro dia da semana... com o fim de partir o pão" (Atos 20.7). À igreja em Corinto recomenda-se que ponham de parte suas ofertas para a beneficência cristã no Domingo (1 Coríntios 16.2). A João, a revelação na ilha de Patmos veio no "Dia do Senhor". Pois até chegar esse tempo o termo já se fixara firmemente na consciência cristã. Após o período dos Apóstolos e a conversão de Constantino ao Cristianismo, a Igreja Primitiva, assim como João (acima) se referem ao Domingo como "o Dia do Senhor". Hoje podemos ver que esta mudança operada gradativamente no seio da Igreja primitiva, marcando sua diferença para com o judaísmo, revelou-se bastante sábia, e oriunda do Espírito de Deus. Pois, quando o povo de Deus, reúne-se no primeiro dia da semana, além de celebrar o Cristo Vivo, o qual a Igreja representa espiritualmente, também revela ao mundo as prioridades dos cristãos, pois os cristãos começam sua semana reunidos em culto a Deus! Além disso, o preceito moral e eterno da lei de Deus é mantido, visto que depois de seis dias de trabalho, um dia é consagrado ao descanso. Assim, o Dia do Senhor deve ser solenemente santificado pelos cristãos. Desde os tempos dos Apóstolos o Dia já tem sido observado pela primitiva Igreja.


O Domingo no Novo Testamento - Importantes fatos no Novo Testamento testificam do Domingo:


1) Jesus ressuscitou dentre os mortos no primeiro dia da semana (Jo 20.1). Como a Igreja é "o Corpo Vivo de Cristo", isto é, a presença visível de Cristo aqui neste mundo, reunir-se no Domingo foi resultado da clara direção do Espírito Santo. Além do mais, era no Domingo que a Igreja celebrava a Ceia do Senhor - "o partir do pão". Era bem mais significativo celebrá-la neste dia, do que naquele em que Cristo esteve no túmulo. - 2) Jesus apareceu a dez de seus discípulos naquele primeiro dia da semana (Jo 20.19). - 3) Jesus esperou uma semana, e no outro primeiro dia da semana apareceu aos onze discípulos (Jo 20.26). - 4) A promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no primeiro dia da semana - no dia de Pentecostes, que pela lei caía no primeiro dia da semana (Levítico 23.16). - 5) No primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo Pedro o primeiro sermão sobre a morte e ressurreição de Jesus (Atos 2.14). - 6) Nesse primeiro dia da semana os três mil conversos foram unidos à igreja pelo batismo (Atos 2.41). Aqui o batismo cristão em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, foi administrado pela primeira vez (Atos 2.41). - 8) Em Trôade, Paulo pregou aos cristãos reunidos no primeiro dia da semana (Atos 20.6-7) Já por esse tempo, os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana, e dedicavam o sétimo dia para a evangelização dos judeus. - 9) Paulo instruiu os cristãos em Corinto a fazer contribuições no primeiro dia da semana (1 Co 16.2). - 10) No primeiro dia da semana Cristo veio ao apóstolo João na Ilha de Patmos (Ap 1.10).



Nenhum comentário: